Apps para apender. Que desafios?
O Mundo das APPs ...
... é tão vasto que é quase impossível conhecer todas as aplicações existentes. A cada dia que passa desaparecem umas e nascem outras. Vamos discutir os desafios que esta situação nos coloca na hora de escolher as melhores.
O grande problema com a grande parte das apps grátis é estas poderem sempre serem usadas para coletar informações sobres os seus utilizadores ... um pouco como a filosofia da Google e FACEBOOK ... desde que não nos importemos com essa recolha podemos usar e abusar
ResponderEliminarno entanto temos de ter em atenção que muitas apps pedem acesso a quase TODOS os nossos dados e funcionalidades do tlmv podem na prática ficar a SABER e controlar a totalidade do nosso equipamento
O uso da tecnologia (e consequentemente das apps) promove a Conectividade – exige que professores e alunos lidem com o conhecimento na rede. Mas não é apenas a importância de estabelecer conexões entre diversas fontes de informação, mas também é o criar padrões úteis de informação.
ResponderEliminarSiemens reconhece a importância da conectividade, referindo que “We derive our competence from forming connections”.
Aqui surge também um problema, é que num universo tão vasto de apps, qual a melhor para um determinado fim??? por vezes a procura pode ser infrutífera e até frustrante .... muito tempo se perde e... por vezes, para nada....
ResponderEliminarReconheço que há APPS muito boas, mas o problema reside na quantidade e no escasso tempo para aferir a sua qualidade. Falta um "filtro" como o Scoop it para ir fazendo uma "curadoria".
ResponderEliminarÉ indiscutível a ajuda que algumas apps podem dar à criação de conteúdos ou outros materiais muito úteis para o ensino. Podem também ajudar e motivar os alunos para o maior envolvimento nas atividades e consequente aproveitamento. O reverso da medalha é, muitas vezes, a débil qualidade de algumas apps ou o tempo que dedicamos na sua procura/exploração. Embora neste campo, a utilização do conceito de curadoria pode ajudar...
ResponderEliminarA fome de aquisição de conhecimentos dos nosso jovens com recurso a meios tecnológicos de topo, levam os formadores a recorrer a apps a fim de colmatar lacunas e criar ferramentas pedagógicas actualizadas capazes de cativar os formandos cada vez mais alheados da sala de aula tradicional, e impregnados nos novos mundos virtuais.
ResponderEliminarPorém, dado a oferta de apps, a facilidade com que são pedidas informações pessoais que intuitivamente vão sendo carregadas, abrem a terceiros, acesso aos dados privados dos utilizadores.
Como em tudo que nos rodeia, encontramos ferramentas fidedignas e outras nem por isso, "Como saber qual a mais Segura", ...... por muitos filtros que usem, não creio ser possível saber!
A utilização das apps no ensino das línguas é sem dúvida uma mais valia. Os alunos podem enriquecer o seu vocabulário, aprender a pronunciar e corrigir a sua pronúncia. Se, por um lado, é importante ter em atenção o rigor e qualidade de algumas aplicações q estão ao nosso dispor, também devemos ter em consideração q a aprendizagem das línguas requer treino constante, tanto ao nível oral como ao nível escrito o q se torna muitas vezes desmotivador e desinteressante para os alunos, aqui sim reside o grande trunfo da utilização das apps já q estas permitem um treino intensivo e sistemático, com atividades motivadoras e atrativas. Os alunos podem treinar em qualquer lugar e a qualquer hora, utilizando o seu dispositivo móvel, enquanto ouve uma música, vê um filme, ouve ou lê as notícias.
ResponderEliminarExistindo tantas aplicações realmente escolher as melhores para as metas que pretendemos atingir torna-se um trabalho difícil. Penso que a forma de podermos conseguir escolher algumas interessantes será com trabalho em equipa e principalmente aprender com aqueles que já trabalham na área há mais tempo. Penso que a partilha e o trabalho em equipa pode ser uma forma de escolher as melhores apps a utilizar na sala de aula.
ResponderEliminarArminda Costa
Apps na aprendizagem de línguas é como as outras apps, temos que saber escolher as melhores. Como diz no vídeo nem todas as apps para línguas são boas mas podem ser utilizadas para a aprendizagem de vocabulário e pronúncia. Temos que saber selecionar as apps de acordo com as temáticas que os alunos estão a aprender em sala de aula. Por vezes mostrar aplicativos que não estão bem feitos também pode ajudar a mostrar aos alunos os erros que se podem cometer para eles saberem o que devem e não devem fazer. Para quê fazer mal se outros já o fizeram! Isto é também podemos aprender com os erros dos outros, para não os repetirmos!!
ResponderEliminarArminda Costa